terça-feira, 30 de abril de 2024

Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras

Abenfo atribui certificação e titulação mediante concurso

Acreditando que a assistência à mulher dentro e fora do ciclo gravídico-puerperal e ao recém-nascido deve ser prestada por profissionais qualificados, a ABENFO-Nacional atribui a certificação e a titulação de especialista em Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal, mediante a realização de concursos.

A organização dos concursos é de responsabilidade do Conselho Diretor da ABENFO-Nacional, a quem compete:

Poderão participar dos concursos de certificação e de titulação sócios efetivos da ABENFO e suas seccionais que comprovem os seguintes requisitos:

As etapas do concurso para obtenção da referida certificação e a titulação são:

As provas poderão ser realizadas durante o Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) ou em outra oportunidade previamente estipulada pelo Conselho Diretor da ABENFO-Nacional.

O edital de cada prova será previamente divulgado através do site e dos informes da ABENFO-Nacional e de suas secionais.

Minuta do concurso 

Resolução COFEN 261/2001, que identifica a importância de normatizar o Registro do Enfermeiro portador de título de pós-graduação e pontua também que serão reconhecidos Diplomas de pós-graduação obtidos através de prova de títulos sob responsabilidade das Sociedades de Especialistas.

Resolução COFEN 261 / 2001
Estatuto da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstétras, que dentre outras coisas, autoriza a realização de concurso público de provas e títulos para outorga do título de especialista na área de enfermagem obstétrica, de enfermagem neonatal e de enfermagem ginecológica.